O Banco do Brasil deve anunciar ainda nesta quinta-feira (18) a criação de uma linha de crédito inédita para o setor de autopeças, um dos que, junto com as montadores, mais tem sofrido com a retração da economia. O crédito será destinado exclusivamente para financiar o pagamento de impostos como PIS/Cofins, IPI, ICMS, INSS e as contribuições para o FGTS. No setor, algumas empresas têm optado em atrasar o pagamento de impostos em favor de outras despesas como fornecedores e salários. Serão oferecidos até R$ 3 bilhões em recursos próprios do BB para a linha que também poderá ser usada para o pagamento do décimo terceiro salário.

continua após a publicidade

A nova operação, chamada de “BB Capital de Giro Tributos”, tem taxas prefixadas – a partir de 1,53% ao mês – e o tomador do empréstimo terá carência de até três meses para o início dos pagamentos de juros e do principal. O financiamento poderá ser quitado em até 12 parcelas.

Segundo o BB, os impostos que podem ser financiados se referem aos meses entre novembro de 2008 e fevereiro de 2009. O valor que pode ser financiado varia de 80% do tributo devido (parcelas relativas a novembro) a 50% (relativos a fevereiro de 2009).

Para as empresas que tomarem os recursos, o dinheiro será liberado apenas mediante apresentação das guias de recolhimento dos tributos nas datas de vencimento até 31 de março de 2009.

continua após a publicidade

Normalmente, empresas usam as linhas de crédito de capital de giro tradicional para o pagamento de impostos. Nesses casos, o dinheiro também pode ser usado para despesas cotidianas, como fornecedores e salários, e a primeira parcela que deve ser paga ao banco costuma vencer em até 30 dias após a tomada do crédito.