Barnier diz que atraso de Basileia 3 é aceitável

O comissário da União Europeia responsável pela regulação do mercado financeiro, Michel Barnier, afirmou que seria aceitável os Estados Unidos adiarem a implementação das novas regras de Basileia 3 sobre capital bancário.

Barnier disse que recebeu uma carta do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, em resposta a uma carta dele questionando o compromisso dos EUA com as novas regras determinadas pelos países do G-20. “Os norte-americanos disseram que precisam de tempo extra (…) por motivos técnicos e eu posso entender isso”, declarou o comissário em entrevista ao Wall Street Journal nos bastidores do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Órgãos reguladores bancários dos EUA, incluindo o Fed, divulgaram uma proposta prévia para implementação do acordo de Basileia 3 em junho. Os países do G-20 haviam concordado em completar as regras necessárias até o fim de 2012, prazo que tanto os EUA quanto a Europa descumpriram.

Segundo Barnier, os próximos dois anos são um período aceitável para implementação de Basileia 3 pelos EUA. As negociações entre os reguladores norte-americanos estão em andamento e existe um amplo consenso de que isso deve terminar o mais rapidamente possível, de acordo com duas fontes.

Na União Europeia, a implementação de Basileia 3 está sendo adiada enquanto os detalhes da legislação sobre capital dos bancos estão sendo finalizados. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna