O comissário da União Europeia responsável pela regulação do mercado financeiro, Michel Barnier, afirmou que seria aceitável os Estados Unidos adiarem a implementação das novas regras de Basileia 3 sobre capital bancário.
Barnier disse que recebeu uma carta do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, em resposta a uma carta dele questionando o compromisso dos EUA com as novas regras determinadas pelos países do G-20. “Os norte-americanos disseram que precisam de tempo extra (…) por motivos técnicos e eu posso entender isso”, declarou o comissário em entrevista ao Wall Street Journal nos bastidores do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Órgãos reguladores bancários dos EUA, incluindo o Fed, divulgaram uma proposta prévia para implementação do acordo de Basileia 3 em junho. Os países do G-20 haviam concordado em completar as regras necessárias até o fim de 2012, prazo que tanto os EUA quanto a Europa descumpriram.
Segundo Barnier, os próximos dois anos são um período aceitável para implementação de Basileia 3 pelos EUA. As negociações entre os reguladores norte-americanos estão em andamento e existe um amplo consenso de que isso deve terminar o mais rapidamente possível, de acordo com duas fontes.
Na União Europeia, a implementação de Basileia 3 está sendo adiada enquanto os detalhes da legislação sobre capital dos bancos estão sendo finalizados. As informações são da Dow Jones.