Em meio à ofensiva do governo para atrair investimento estrangeiro para os investimento em infraestrutura, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, recebeu investidores russos interessados em projetos ferroviários do Programa de Investimento em Logística (PIL).

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Em nota, Barbosa afirmou que “o Brasil tem um histórico de receber bem os investimentos estrangeiros”. “Historicamente, o país já recebeu investimentos de empresas europeias e americanas. Mais recentemente, recebemos investimentos asiáticos, a começar com japoneses e depois chineses. Esperamos contar também agora com os investimentos russos.”

O diretor-geral da RZHD Internacional Ltda, Sergey A. Pavlov, que representa uma das maiores companhias ferroviárias do mundo, afirmou que “nossa empresa tem capacidade reconhecida de construir e operar as ferrovias com o porte e o tamanho que o Brasil hoje pretende ter. Estou certo de que vamos participar do programa de concessões do governo e realizar investimentos aqui”.

O Planejamento reforçou ainda que a segunda etapa do PIL dá continuidade ao processo de infraestrutura de transporte no País e visa a retomada do crescimento da economia. No modal ferroviário, foco de interesse dos russos, o programa busca aumentar a capacidade de transporte e diminuir os gargalos logísticos. O programa garantirá a aplicação de R$ 86,4 bilhões na construção, modernização e manutenção de 7,5 mil quilômetros de linhas férreas.

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“O modelo de concessão mantém as premissas de ferrovias em bitola larga, com alta capacidade de transporte de cargas, traçado geométrico otimizado e velocidade elevada”, afirmou a pasta em nota. O Planejamento reitera ainda que são premissas do modelo assegurar o direito de passagem com vistas à integração das malhas das concessões existentes e novas, aprimorar a concorrência no modelo de operador verticalizado; adotar o modelo de licitação por outorga ou compartilhamento de investimento; e usar o procedimento de manifestação de interesse para desenvolver os estudos de viabilidade.

As ferrovias – Ferrovia Norte-Sul (trechos Açailândia/MA – Barcarena/PA e Palmas/TO – Anápolis/GO), com estudos entregues; Ferrovia Norte-Sul (trecho Anápolis/GO – Estrela D’Oeste/SP e Estrela D’Oeste/SP – Três Lagoas/MS), com estudos entregues; Ferrovia Rio de Janeiro – Espírito Santo; Ferrovia Lucas do Rio Verde/MT – Itaituba/PA (Distrito de Miritituba), com estudos entregues; Ferrovia Bioceânica (GO/MT/RO/AC) – fazem parte da segunda etapa do PIL.

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