O número de usuários ativos na internet – pessoas que acessaram a rede ao menos uma vez em 30 dias – chegou a 37,3 milhões em maio, no País. O número representa um crescimento de 1,8% ante abril e de 8% ante maio de 2009, segundo dados divulgados hoje pelo Ibope Nielsen Online.
Segundo José Calazans, analista de mídia da organização, o avanço do número de brasileiros que se conectaram à internet pode ser explicado pela expansão dos serviços de banda larga (internet rápida), que atraiu mais crianças e idosos para a frente do computador.
“Com mais opções no mercado, cresceu a procura por internet de maior velocidade”, avaliou Calazans. Segundo ele, essa melhora na qualidade da conexão atraiu grupos de usuários que normalmente mostram menor afinidade e interesse pelo computador.
O número de acesso entre usuários de 2 a 11 anos de idade cresceu 27% entre maio de 2009 e maio de 2010, enquanto entre pessoas maiores de 50 anos, a evolução foi de 30%. “Quando a conexão é mais rápida, as pessoas têm mais paciência e gostam mais de navegar.”
Entre abril e maio deste ano, a categoria que mais ganhou acesso foi a de Ocasiões Especiais, que engloba sites relacionados a temas específicos da época. É o caso de sites de mensagens e cartões virtuais, que atraem mais acessos em datas como o Dia das Mães. Já na comparação com maio de 2009, a categoria Viagens liderou os índices de crescimento, com avanço de 36,9% e 19,9 milhões de usuários.
A evolução foi puxada pela subcategoria Mapas, que registrou o maior aumento anual em números absolutos, ao ganhar mais de 6 milhões de usuários únicos e chegar a 17,3 milhões em maio de 2010. “Nos últimos três meses, cresceu no Brasil o fluxo de audiência de microblogs para serviços de mapas e localização”, disse Calazans.
Segundo o Ibope Nielsen, 87% dos brasileiros que acessaram a internet passaram por redes sociais, blogs, bate-papos, fóruns e outros sites de relacionamento em maio de 2010.
O índice coloca o Brasil na liderança entre os países acompanhados com a mesma metodologia. Em segundo lugar aparecem empatadas Itália e Espanha, com abrangência de 77%, e, em terceiro, o Japão, com 76%.