continua após a publicidade

As instituições financeiras seguiram o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central e elevaram as taxas médias de juros do cheque especial. Já os juros do empréstimo pessoal registraram leve recuo, após registrar alta em novembro, segundo o Procon-SP.

A taxa de juro do cheque especial subiu de 7,99% ao mês em novembro para 8,06% ao mês em dezembro. Ao ano, a taxa equivalente é de 153,47%.

De acordo com a pesquisa, realizada com dez bancos nos dias 2 e 3 deste mês, três bancos ajustaram os juros mensais do cheque especial: Banco do Brasil (de 7,33% para 7,73%) , Bradesco (de 8,06% pra 8,16%) e Real (de 8,25% para 8,40%).

continua após a publicidade

Já a taxa média mensal de juro do empréstimo recuou de 5,25% em novembro para 5,22% em dezembro, segundo o Procon-SP. Ao ano, a taxa equivalente é de 84,09%.

Apesar do ligeiro recuo, o Procon-SP identifica a manutenção do movimento de alta dos juros.

continua após a publicidade

Por isso, o Procon-SP recomenda que o consumidor priorize o pagamento de dívidas antes de sair gastando neste final de ano.

Os bancos pesquisados em dezembro foram HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.