O aumento promovido pelos bancos nas suas tarifas chegou a até 100%, entre setembro do ano passado e setembro de 2002. É o que revela a pesquisa anual de tarifas e serviços bancários realizada pelo Procon-SP, realizada em 13 instituições financeiras.
Entre os maiores reajustes do período estão alguns serviços eletrônicos, que teoricamente deveriam ser mais baratos, como a tarifa de saque em banco 24 horas do Santander (100%), do extrato por fax do Bradesco (85,7%) e do saque e saldo no terminal (77% e 33% respectivamente) do BBV.
O Procon também verificou uma tendência crescente nos serviços que envolvem cheques. As tarifas de cheque avulso, administrativo, devolvido e sustado chegaram a subir 61% em 12 meses.
No caso do depósito em cheques, várias instituições que isentavam seus clientes passaram a cobrar pelo serviço. O mesmo ocorreu com a tarifa para cheques de baixo valor (fixado em R$ 10 ou R$ 20, dependendo do banco). Nesse caso, nos últimos quatro anos, o número de instituições que cobravam pelo serviço passou de apenas uma para dez, entre as 13 pesquisadas.
As mudanças realizadas este ano pelo Banco Central com a introdução do novo Sistema Brasileiro de Pagamentos em abril também contribuíram para a criação de mais tarifas. A TED (uma espécie de DOC para transferências em tempo real), por exemplo, já nasceu tarifada.
Além disso, os DOCs e ordens de pagamento, que subiram 43% no período, passaram a ter uma tarifa adicional, que varia entre 0,015% e 0,1% quando os valores são superiores a R$ 5.000.
A pesquisa também revela que a diferença de tarifas entre os bancos pode chegar a 500%, percentual verificado no caso da renovação do cadastro da conta de cheque especial. Os serviços de abertura de conta corrente e segunda via para cartão magnético apresentam diferença de 300%.
As tarifas para renovação e abertura de cheque especial podem variar 207%, custando R$ 6,5 em um banco contra até R$ 20 em outros. A pesquisa foi realizada com os seguintes bancos: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bilbao Vizcaya Brasil – BBV, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Banco Real, Unibanco, BCN e Mercantil de São Paulo. Foram verificados 41 produtos e serviços.
Os serviços eletrônicos, utilizados com freqüência pelo consumidor, registraram aumentos consideráveis entre setembro de 2001 e setembro de 2002: 100% foi a variação do item saque no banco 24 horas no Santander; 85,71% para o extrato via fax no Bradesco; 77,78% para o saque no terminal e 33,33% para o saldo no terminal, ambos no BBV.
O resultado da pesquisa está à disposição para consulta no site do Procon (
www.procon.sp.gov.br).