Apesar de a resolução do Banco Central impor aos bancos e instituições financeiras a divulgação do Custo Efetivo Total (CET) do crédito – taxa que reúne o juro e despesas como seguro e taxa de abertura de crédito, além dos tributos, em um único índice -, pesquisa realizada pela Pro Teste Associação de Consumidores apontou que ontem, dia em que entrou em vigor, a medida foi desrespeitada pelos dez bancos consultados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Nossa Caixa, Banco Real, Unibanco, Itaú, Bradesco, Banco HSBC e Banco Safra.
Nas 20 visitas feitas a agências de São Paulo e Rio de Janeiro, a Pro Teste simulou a contratação de um empréstimo pessoal no valor de R$ 2 mil, para pagamento em 12 parcelas. Em todos os casos, a determinação foi descumprida. Agora, a associação vai notificar o BC sobre a situação.
Os bancos que falharam em informar ao cliente o Custo Efetivo Total (CET) dos financiamentos poderão ser punidos, informou o BC. Em nota, após a divulgação da pesquisa, o BC informou que eventuais descumprimentos podem gerar processos administrativos para verificação do problema. As penas "podem ser advertência, multa e até inabilitação", diz o texto.