Bancos de olho nos jovens

Muitos dos grandes bancos brasileiros oferecem contas correntes com condições diferenciadas para jovens e para estudantes universitários. ?É uma forma importante de fidelizar o nosso cliente?, afirma o diretor executivo do Bradesco, José Alcides Munhoz. O banco já conta com 250 mil contas universitárias em todo o Brasil, e pretende chegar até o final do ano com 450 mil clientes.

O cliente universitário do Bradesco tem direito a um cartão de débito, ao primeiro talão de cheques por mês e limite no cartão de crédito, sem precisar comprovar renda. Nos seis primeiros meses, o estudante não paga a tarifa de manutenção da conta. ?E os benefícios duram mais um ano após a formatura do estudante?, diz Munhoz.

Além disso, o banco oferece a possibilidade de abertura de uma conta corrente para comissões de formatura. ?Muitas turmas começam a pagar o valor da festa de formatura antecipadamente, então oferecemos uma conta especial para que as comissões movimentem esse dinheiro?, explica.

Além da conta, o banco oferece crédito em condições especiais para os estudantes. ?O consórcio, os títulos de capitalização e financiamentos têm taxas diferenciadas?, diz Munhoz.

Uma das formas de atrair os estudantes é fazer ações de marketing dentro das universidades. ?Temos postos de atendimento dentro de muitas grandes escolas, para facilitar a relação com o cliente?, diz Munhoz. Só no Estado de São Paulo o Bradesco tem 56 desses postos instalados dentro de faculdades e universidades.

A Caixa Econômica Federal também investe nesse público. São mais de 62 mil contas, segundo o gerente de Mercado do banco, Ezequias Ribeiro Paz. ?Esses estudantes, num futuro próximo, serão os nossos clientes?, diz. Paz explica que uma parte desses clientes já tem relacionamento com o banco por causa do programa de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal, que é feito por meio da Caixa.

Paz acredita que uma vantagem para quem é cliente da Caixa é dispor de uma vasta rede de atendimento. ?Além de muitas agências, o cliente pode movimentar a conta nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil sem pagar a mais por isso, e usar as casas lotéricas para fazer saques?, explica. Há postos de atendimento em universidades para aproximar o banco e os clientes estudantes.

A tarifa é de R$ 4 ao mês para os clientes que têm a conta corrente e o cartão de crédito, e de R$ 8, para quem optar por não usar o cartão de crédito.

HSBC, Real, Itaú e Santander também oferecem opções de contas mais baratas para estudantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo