Bancos da China já liberaram 20% do crédito do ano

Os bancos chineses concederam o equivalente a cerca de 1,6 trilhão de yuans (US$ 234,364 bilhões) em novos empréstimos no mês de janeiro, informou o jornal estatal Economic Information Daily, intensificando as preocupações acerca do aumento da inflação, uma vez que o dado representa 20% da meta do governo para todo o ano, de 7,5 trilhões de yuans.

Todos os olhos agora estão voltados para o dado sobre a oferta monetária em janeiro, que sai na próxima semana, depois que a concessão de empréstimos quase duplicou no ano passado e que o órgão regulador do sistema bancário da China elevou o depósito compulsório dos bancos, em 18 de janeiro, ao mesmo tempo em que pediu que os bancos controlem o excesso de crédito.

No ano passado, os bancos da China concederam um recorde de 9,6 trilhões de yuans em empréstimos, depois de terem sido incentivados pelo banco central a ampliarem o crédito para estimular a economia, na sequência da crise financeira global. Os bancos chineses costumam conceder no começo do ano grande parte da meta anual de empréstimos, a fim de maximizar os lucros, mas a explosão de crédito liderada pelo governo aumentou a preocupação entre os economistas e os membros do governo sobre a formação de bolhas de ativos nos mercados de imóveis e de ações. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna