O Banco Social, programa do governo do Paraná que financia microempresários rurais e urbanos em todo o Estado, abre uma nova linha de crédito. Desta vez, o financiamento é direcionado para estudantes que estão no último ano de um curso superior de qualquer instituição de ensino sediada no Paraná. O objetivo é oferecer recursos de até R$ 5 mil, de forma facilitada, para que o formando inicie um empreendimento em sua área profissional.
O sistema de crédito, denominado “Banco Social Universidades”, tem características semelhantes às de outras linhas de financiamento criadas pela Agência de Fomento do Paraná. O prazo de pagamento é de até 24 meses, com 6 meses de carência e taxa de juros de 12% ao ano. O financiamento será concedido para investimento fixo ou misto e, de acordo com a habilitação profissional, para capital de giro associado.
“Foi a forma que encontramos para ajudar formandos que, numa fase decisiva de suas vidas, querem abrir seu próprio negócio e começar a exercer a profissão”, explica o governador Jaime Lerner. “São financiamentos sem burocracia, com a menor taxa de juro do mercado e rapidez na liberação. Basta querer que o dinheiro sai na hora e o sonho do universitário fica mais fácil de ser realizado.”
Inscrições
O Banco Social estima que existam, hoje, 44 mil formandos nas instituições de ensino superior no Paraná. Para se habilitar ao crédito, o estudante deve fazer sua inscrição nos dias 28 e 29 de agosto, no local em que estuda, diretamente com o professor-tutor responsável pelo programa. Desde o último dia 20, os alunos estão participando, em suas universidades, de uma palestra de explicação sobre o programa.
Os estudantes também precisam realizar um projeto do empreendimento. As instruções sobre como elaborar o trabalho serão apresentadas pelo Sebrae nas seis universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste e Unespar) e na UFPR. Após a capacitação, os alunos devem apresentar o trabalho no período de 6 a 9 de setembro.
O projeto deve ser protocolado até 10 de setembro. A triagem começa no dia seguinte e vai até o dia 15. Entre os dias 16 a 18, a Agência de Fomento do Paraná vai analisar os projetos. O resultado será divulgado nas próprias instituições de ensino nos dias 19 e 20 de setembro e a assinatura dos contratos começará no dia 23, prosseguindo até 4 de outubro.