A agência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba foi palco na tarde desta terça-feira, dia 14 de junho, de uma solenidade que registrou na história a passagem dos 50 anos da instituição. Na presença do vice-governador Flávio Arns, nesta ocasião representando o governador Beto Richa, de secretários de Estado, deputados, diretores e funcionários do banco foi descerrada placa comemorativa ao cinquentenário, que, de uma só vez, homenageou colaboradores, corpo diretivo e governantes. O evento também foi marcado pelo lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem ao aniversário do BRDE.
O Diretor-Presidente do BRDE, Renato de Mello Vianna, agradeceu a presença de autoridades, de ex e atuais funcionários do banco, ressaltando a importância deste momento histórico. “Entre os reais interesses do BRDE, destaco a atuação pela democratização e disseminação do crédito de longo prazo e com juros baixos, tendo por meta o pequeno produtor rural e o pequeno empreendedor”, disse o presidente, completando que, para tornar viável tal missão, foram estabelecidos fortes e estreitos vínculos com cooperativas de crédito.
Renato de Mello Vianna enalteceu a iniciativa dos então governadores Ney Braga (Paraná), Celso Ramos (Santa Catarina) e Leonel Brizola (Rio Grande do Sul) que, em 15 de junho de 1961 fundaram o BRDE para fazer prosperar ainda mais o extremo sul brasileiro.
Coube ao Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari, homenagear pessoas que pertenceram aos quadros funcionais da instituição e também servidores ativos que trabalham com seriedade para construir a história dos próximos anos do banco.
O Diretor Financeiro do BRDE, Jorge Gomes Rosa Filho, lembrou a feliz coincidência que marca a história do banco de fomento regional: na passagem dos 25 anos da instituição, estava à frente do governo do Paraná o estadista José Richa, pai do governador Beto Richa, que hoje é o chefe do Poder Executivo estadual. O Diretor Financeiro repetiu o discurso feito por José Richa na comemoração dos 25 anos e emocionou a todos os presentes, em especial o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Das mãos do ex-diretor da Secretaria da Fazenda na primeira metade da década de 80, José Rocha, o filho do ex-governador recebeu o documento original que contém as palavras escritas por José Richa em homenagem ao sistema formado pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o BRDE.
José Richa Filho fez uso da palavra para agradecer a homenagem e parabenizar os funcionários do BRDE pela passagem dos 50 anos. Contou o secretário que, aos poucos, sua família está resgatando documentos que certificam a importância do ex-governador e ex-senador José Richa para a história da democracia do Brasil.
O vice-governador Flávio Arns lembrou de valores basilares, como a união em torno do bem comum, para expressar o que representa o BRDE na história dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, mais recentemente, do Mato Grosso do Sul. “O banco nasceu para unir esforços em torno do desenvolvimento econômico e social da Região Sul e não pode se desviar deste caminho”, disse Arns.
O evento foi prestigiado, além dos já citados Flávio Arns e José Richa Filho, pelo secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, pelo presidente da Sanepar, Fernando Ghignone e pelo deputado federal Cezar Silvestri.