O Banco Mundial informou que o nível de financiamento aos países subiu 54% para um volume recorde de US$ 58,8 bilhões no ano fiscal 2009, à medida que os países lutam para combater a crise financeira global. “Os pedidos de assistência do Grupo Banco Mundial subiram de forma acentuada este ano e esperamos que isto continue em 2010, uma vez que o ritmo de recuperação está longe de ser certo”, disse o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, em um comunicado. O ano fiscal 2009 do Banco Mundial terminou ontem, 30 de junho.
No ano que passou, o Banco Mundial financiou 767 projetos por meio de empréstimos, doações, investimentos e programas de garantia. Os projetos financiados incluem ajuda para países em desenvolvimento que sofrem os efeitos da crise financeira e financiamento para esforços de desenvolvimento de infraestrutura.
O Banco Mundial, que no ano passado proporcionou US$ 4,5 bilhões em programas de rede de segurança social, prometeu continuar seu forte foco em iniciativas para proteger os habitantes mais vulneráveis dos países mais pobres. “Milhões de pessoas ainda estão sofrendo e devemos continuar a ajudar os países a salvaguardar gastos prioritários, incluindo infraestrutura básica, investimento em capital humano e rede de segurança social, ou vamos colocar em risco os ganhos duramente obtidos ao longo dos últimos anos para superar a pobreza”, disse Zoellick. As informações são da Dow Jones.