O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manteve hoje uma avaliação de modo geral positiva das diferentes regiões econômicas do país.

continua após a publicidade

No relatório “Sakura”, equivalente ao “Livro Bege” do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), o BoJ deixou inalterada sua visão de seis de nove regiões domésticas.

continua após a publicidade

O BC japonês elevou sua avaliação de duas regiões no sul do Japão, incluindo a de Kumamoto, que foi atingida por grandes terremotos há dois anos.

continua após a publicidade

Por outro lado, o BoJ piorou sua visão para a região de Hokkaido, no norte do país, devido a uma queda de investimentos públicos em obras de restauração ligadas a um tufão que atingiu a área em 2016.

O Sakura vem duas semanas antes da primeira reunião de política monetária do BoJ sob nova liderança. Haruhiko Kuroda iniciou seu segundo mandato como presidente do BC japonês na segunda-feira (09), mas seus dois vices foram substituídos.

Hoje, Kuroda reafirmou o compromisso de fazer “ajustes necessários” na política monetária para que o BoJ atinja sua meta de inflação de 2%. Fonte: Dow Jones Newswires.