Começaram as indenizações do Proagro aos agricultores familiares financiados pelo Banco do Brasil que comunicaram perdas na safra 2004/2005, causadas pela estiagem deste ano no Paraná. Já foram 818 operações de custeio indenizadas pelo Proagro no Paraná dos 25 mil comunicados de perdas em todo o Estado, informa a Gerência de Mercado de Agronegócio do Banco do Brasil no Paraná.
Um número pequeno de operações começou a vencer em maio e junho, porém a maior parte das 112 mil operações do Pronaf – Programa Nacional de Agricultura Familiar – contratadas pelo Banco do Brasil no Paraná vencem apenas a partir de setembro de 2005.
O agricultor com custeio sem cobertura pelo Proagro, e localizado em municípios com emergência reconhecida, pode solicitar a prorrogação por dois anos, em duas parcelas anuais, para perda superior a 30% ou liquidar com rebate (desconto) de R$ 650,00 para perda superior a 50%.
Para as operações de investimento, os agricultores familiares prejudicados pela estiagem podem solicitar à agência a prorrogação do prazo de pagamento, para um ano após a última parcela. Se possuir um custeio com prorrogação do Proagro, a prorrogação do investimento é automática.