Banco central russo diz que país pode ajudar UE via FMI

O presidente do Banco Central da Rússia, Sergei Ignatyev, disse hoje que o país está pronto para ajudar a União Europeia (UE), mas somente via Fundo Monetário Internacional (FMI). Na semana passada, representantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reuniram em Washington, em meio a rumores de que esses países participariam de um plano de ajuda à zona do euro.

Separadamente, Ignatyev disse que a Grécia está próxima de um default (calote) e que a situação das dívidas soberanas na zona do euro é “crítica”. “Portugal e Irlanda tiveram problemas, e os participantes dos mercados financeiros começam a duvidar da capacidade da Espanha e da Itália de pagar o serviço das suas dívidas soberanas”, afirmou.

O presidente do banco central também disse que a Rússia pode entrar em recessão se os preços do petróleo caírem significativamente, mas afirmou que a previsão é que o barril fique em torno de US$ 100 em 2012. Ignatyev comentou ainda que não vê problemas de liquidez no mercado interno, mas que o governo está pronto para fornecer ajuda aos bancos russos, se necessário. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna