O Banco Central pretende aumentar a fiscalização nas instituições financeiras até o final do ano. Nesse esforço, inspetores também pretendem verificar o cumprimento das novas regras que vigoram desde ontem e obrigam bancos a anunciar o Custo Efetivo Total (CET) nos empréstimos e financiamentos.

continua após a publicidade

Conforme dados do Departamento de Supervisão de Bancos do BC, atualmente cinco instituições financeiras estão sendo fiscalizadas. Até o final do ano, outros 22 bancos devem receber os fiscais do BC. O trabalho dos agentes não verifica, apenas, o cumprimento da CET, mas também uma série de outros aspectos sobre os quais o BC tem de acompanhar as instituições financeiras.

Na segunda-feira, o BC informou em nota que eventuais descumprimentos das regras do CET podem gerar processos administrativos para verificação do problema. "Cujas penas podem ser advertência, multa e até inabilitação", dizia o texto. O BC lembra, ainda, que problemas com a norma devem ser reportados pelo cliente às ouvidorias dos bancos ou ao setor de reclamações do próprio BC. Na autoridade monetária, o telefone gratuito para reclamações é o 0800 979 2345.

continua após a publicidade