O Relatório Trimestral de Inflação, divulgado esta manhã pelo Banco Central, informa que de acordo com o cenário de referência praticamente foi anulada a possibilidade de a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2007 superar o teto da meta para o ano, que é de 6,5%. O centro da meta de inflação definido pelo Conselho Monetário Nacional é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais, para cima (6,5%, o teto) ou para baixo (2,5%, o piso).
O documento do BC menciona que a trajetória esperada para a inflação medida pelo IPCA em 2008 encontra-se acima da prevista no relatório anterior, que voltou a destacar que isso ocorreu em razão da variação dos preços livres, além dos efeitos inerciais da elevação da inflação projetada para 2007.
O relatório explica que a menor inflação prevista para 2007, no cenário de mercado, em comparação com o cenário de referência reflete as expectativas dos analistas financeiros sobre uma apreciação cambial até o final do ano. Esse comportamento tem impacto, segundo o BC, nos preços livres. No cenário de mercado, a projeção para o IPCA de 2007 é de 3,9%, enquanto no cenário de referência é de 4%.
O relatório de inflação também afirma que no cenário de mercado de 2007, praticamente se anulou a probabilidade de a inflação superar o teto da meta. O cenário de referência considera juros constantes em 11,25% ao ano (taxa básica Selic) e taxa de câmbio constante em R$ 1,95 por dólar. No cenário de mercado, em que o BC leva em conta a evolução dos juros e câmbio prevista pelo mercado.