Banco Central lança hoje o cadastro positivo

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, anunciará hoje o Sistema de Informações de Crédito, que substituirá a atual Central de Risco de Crédito. O consumidor, segundo Meirelles, vai ter condições de pedir ao BC ou ao seu banco que remeta seu cadastro à instituição em que ele quer abrir uma conta. ?Ou seja, a competição no sistema bancário vai aumentar?, disse Meirelles na semana passada, ao se referir ao novo Sistema de Informações de Crédito. O uso do chamado ?cadastro positivo? também deverá provocar, na visão de Meirelles, uma redução dos custos de tomar empréstimos no sistema bancário.

Os bancos, por sua vez, poderão usar os dados do novo Sistema de Informações de Crédito para reduzir o grau de incerteza em suas operações de empréstimo. ?Conhecendo melhor a quem empresta, os bancos evitarão os maus pagadores e, conseqüentemente, a inadimplência tenderá a cair?, diz um estudo do próprio BC apresentado em seu endereço na internet.

Mediante autorização do cliente pessoa física ou jurídica, os bancos terão acesso a dados mais detalhados sobre as operações de crédito com valor acima de R$ 5 mil. ?Será possível saber o percentual de empréstimos por estado, por tipos de taxas e por prazos de pagamento?, diz o estudo, ao ressaltar que as informações não tinham esse grau de detalhamento na Central de Risco de Crédito, que começou a funcionar em 1997.

O novo Sistema de Informações de Crédito também ajudará ao próprio BC no seu trabalho de aperfeiçoamento da fiscalização indireta do sistema financeiro. ?Com maior controle dos empréstimos, a área de supervisão bancária poderá, inclusive, antever com maior precisão possíveis quebras de instituições financeiras e, assim, proteger os depositantes. O País, com isso, reduz a possibilidade de ser surpreendido por falências bancárias como a dos bancos Econômico, Nacional e Bamerindus?, diz o estudo. As informações mais detalhadas do novo sistema deverão também contribuir na orientação ao BC no sentido de adotar políticas na área de crédito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo