O Banco do Japão (BOJ, banco central do país) informou hoje que as exportações e a produção devem se manter estáveis por enquanto, devido à lentidão das economias no exterior, à alta do iene e à inundação na Tailândia. Em seu relatório mensal de novembro, a instituição informou que “exportações e produção devem ficar mais ou menos estáveis por enquanto e depois crescer moderadamente.”

continua após a publicidade

No relatório mensal anterior, em outubro, o BOJ havia dito que exportações e produção deveriam crescer. O banco central reiterou que o ritmo de crescimento da economia do país tem sido modesto devido aos efeitos da desaceleração das economias do exterior.

Ainda assim, o BOJ manteve sua opinião de que a economia do país deverá voltar ao “caminho de uma recuperação moderada”. Declarou ainda que a demanda de financiamento das empresas – principalmente para capital de giro, fusões e aquisições – tem mostrado sinais de aumento.

Após dois dias de reunião, encerrados ontem, o conselho de política monetária do Banco do Japão decidiu manter a taxa de juros entre 0% e 0,1% e o montante do seu programa de compra de ativos em 55 trilhões de ienes (US$ 714 bilhões), principal ferramenta para facilitar o crédito em meio a taxas de juros próximas de zero. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade