O diretor de Política Econômica do Banco Central, Mario Mesquita disse que os estudos a respeito da evolução do crédito no Brasil ainda estão em andamento e devem ser apresentados em maio. Mesquita não adiantou nenhuma medida que pode ser tomada na área de crédito.
"O BC sempre tem o dever de ofício de estudar esse segmento. Vamos, inclusive, apresentar um trabalho sobre a economia bancária em maio", afirmou. O diretor, que participou ontem da reunião entre os principais bancos e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não deu detalhes sobre o encontro. Disse apenas que o crédito tem evoluído "de forma saudável", mesma avaliação feita ontem pelos bancos.
Sobre os rumores de que o governo poderia adotar medidas restritivas para o uso do cartão de crédito e nos contratos de leasing, o diretor afirmou que o BC não tem tradição de pré-anunciar suas medidas. Observou, porém, que o BC é autoridade monetária e de supervisão, e que medidas fiscais, como aumento de alíquotas de imposto dessas operações (cartão de crédito e leasing), não são da responsabilidade do órgão.