Banco central de Israel eleva juro básico para 1,5%

O Banco de Israel elevou neste domingo a taxa básica de juros do país em 0,25 ponto porcentual, para 1,5% ao ano, a partir de abril. Evidências de crescimento real da economia foram o principal motivo para a decisão, de acordo com o pronunciamento do banco central. Ele citou, ainda, o fato de mais bancos centrais no mundo estarem começando a elevar o juro básico, que de um modo geral atingiu nível historicamente baixo durante a crise econômica global.

A taxa básica de juros mais alta ajudará a desacelerar a inflação, estimada em 2,6% durante os próximos 12 meses e perto do nível mais alto da meta do governo para inflação anual (de 1% a 3%), de acordo com o banco. Em fevereiro, mês mais recente para o qual há dados disponíveis, o índice de preços ao consumidor caiu 0,3% no mês, estabelecendo a inflação anual em 3,6%.

Analistas já esperavam que o Banco de Israel começasse a elevar o juro básico, na medida em que a economia do país retomasse o crescimento depois da crise. Em Tel Aviv, o diretor de macroeconomia da corretora Harel Finance, Michael Sarel, afirmou recentemente apostar que a taxa básica de juros chegará a 2% ao ano até agosto.

O banco americano Bank of America Merrill Lynch comentou, em relatório recente, que a economia israelense deve ter juro básico de 3% ao ano até o fim de 2010 e alertou que, se Israel não subir a taxa para esse nível, acabará forçando elevações mais expressivas no futuro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna