O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) alertou hoje que a perspectiva de inflação continua incerta, mas disse que a estabilização da economia global está ajudando a melhorar a demanda externa. Em seu último relatório de política monetária, o banco central disse que a base para uma performance estável do índice de preços ao consumidor não está solidificada.

continua após a publicidade

“Não devemos ser extremamente otimistas sobre a perspectiva de inflação e vamos continuar a guiar e estabilizar as expectativas de inflação”, disse o PBOC no relatório.

A instituição citou riscos domésticos como a forte dependência em investimentos em infraestrutura para motivar o crescimento e alertou que o financiamento de alguns governos está se tornando mais complexo. Mas o BC chinês também argumentou que muitas condições favoráveis apoiam o contínuo e saudável crescimento econômico e que a economia global está relativamente estável, ajudando a melhorar a demanda externa.

O PBOC reiterou a “prudência” de sua política monetária e disse que vai “ajustá-la no momento apropriado”. O relatório destaca ainda que o banco vai usar medidas de ajuste de liquidez de curto prazo e outras ferramentas para gerir a liquidez interbancária e estabilizar as expectativas do mercado.

continua após a publicidade

O banco central chinês também revelou que ofereceu liquidez de curto prazo a algumas instituições financeiras por meio de rolagem de dívida, em uma possível referência às intervenções feitas pelo PBOC para acalmar o mercado durante a turbulência do fim de junho. Fonte: Market News International.