Banco Central altera regras para apuração de risco operacional

O Banco Central publicou hoje circulares que alteram as regras de apuração de risco operacional, seguindo as recomendações de Basileia II, e um comunicado que “traz conceitos e orientações para a formação da base de dados de perdas internas para modelos relativos à abordagem de mensuração avançada para apuração do risco operacional (AMA)”.

O Banco Central também aprovou novos normativos que tratam da divulgação de informações referentes à gestão de riscos e à adequação de capital de bancos e grandes instituições financeiras à sua exposição aos riscos.

A autoridade monetária decidiu ainda facultar aos bancos e conglomerados bancários o cálculo, por meio de modelos internos, do valor diário referente às parcelas de risco de mercado do Patrimônio de Referência Exigido (PRE).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna