O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um empréstimo de R$ 1,2 bilhão para a ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Trata-se do primeiro financiamento do Banco no âmbito do programa do governo federal de concessões no setor aeroportuário, iniciado pela Agência Nacional de Aviação Civil em fevereiro deste ano com os leilões.
A verba foi aprovada na modalidade “empréstimo-ponte”, que busca apoiar os investimentos iniciais do projeto, antes que a análise do financiamento de longo prazo seja concluída.
O crédito foi aprovado ao consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestruturra), ACSA (Airports Company South África Limited), e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
O projeto prevê a construção de novos terminais de passageiros e cargas, ampliação de pátios de aeronaves, pistas e áreas de estacionamento de veículos, com a edificação de edifício garagem, adequando o aeroporto ao crescimento da demanda e aos padrões esperados na concessão.
O projeto inclui também a construção de um novo heliporto, de forma a reduzir ou eliminar a interferência causada por cruzamentos sobre as pistas de pouso e decolagem.