Bancários recuam e só Caixa segue em greve

Apesar de os bancários de Curitiba e região metropolitana terem decidido entrar em greve geral por tempo indeterminado na assembléia da última quarta-feira, apenas as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ficaram fechadas ontem. As agências da Caixa também não funcionaram em Londrina, Cornélio Procópio, Apucarana, Umuarama e Toledo. Todos os bancos privados e as agências do Banco do Brasil (BB) abriram normalmente. Os trabalhadores têm reivindicações específicas para os bancos públicos, que não foram atendidas pela CEF. Por causa da falta de adesão, a categoria decidiu em nova convocação ontem à noite aceitar a proposta de reajuste salarial de 6% da Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) para os trabalhadores das instituições privadas e a proposta específica do BB e manter a paralisação apenas na CEF.  

Foto: Anderson Tozato

Faixas de protesto foram colocadas nos bancos.

O secretário de finanças do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana e representante do Comando Nacional dos Bancários, Otávio Dias, explicou que os trabalhadores da CEF estavam mais mobilizados porque a empresa não acatou alguns pedidos, como isonomia para os funcionários que entraram no banco por concurso público depois de 1988 e a criação de um novo Plano de Cargos e Salários. De acordo com o sindicato, todas as 37 agências da CEF de Curitiba fecharam as portas ontem. Já na RMC, somente as agências de Campo Largo e Lapa permaneceram abertas. Além da Caixa, durante a manhã uma agência no centro da capital e a central de tele atendimento do Banco do Brasil em São José dos Pinhais ficaram fechadas.

Os funcionários da CEF eram maioria na assembléia realizada na quarta-feira e por isso conseguiram deliberar pela greve geral. A votação pela greve foi acirrada e contabilizou 419 votos a favor, 399 contra e oito brancos e nulos. O quórum foi composto por 386 bancários da CEF, 342 do Banco do Brasil, 129 de bancos privados e 31 participantes se abstiveram da votação.

A CEF encaminhou nota à imprensa informando que acatou a proposta de reajuste salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mesma aplicada aos bancos privados. A CEF orientou os clientes a procurar o auto atendimento e casas lotéricas credenciadas. ?Desconto de cheques ou duplicatas e serviços que necessitam de análise cadastral e de risco (como crédito e financiamento habitacional), ou assinatura do cliente apenas podem ser realizados nas agências?, explicou a nota.

Brasil

No primeiro dia da greve nacional dos bancários da CEF, o movimento foi parcial. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a adesão atingiu 70% das agências da Caixa no País. Mas foi suficiente para a diretoria do banco convocar uma nova rodada de negociação, que ainda não havia terminado até fechamento desta edição. Em assembléias realizadas ontem, os trabalhadores decidiram manter a greve. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo