Os funcionários de banco vão reivindicar um reajuste salarial de 10,3% em 2007. É o que ficou decidido durante a 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que acontece desde sexta-feira (27) e vai até amanhã, em São Paulo. Além desse reajuste, que segundo os sindicalistas representa um aumento real de 5,5%, a categoria vai lutar também pela criação de um piso salarial para todos os bancários, fixado em R$ 1.628 24. Esse valor foi definido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), como base para o mês de junho deste ano.

continua após a publicidade

Segundo nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Campanha Nacional 2007 da categoria será unificada, com uma pauta única de reivindicações para funcionários de bancos privados e públicos, que querem também uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de dois salários, mais uma parcela fixa de R$ 3.500, distribuída de forma linear para todos. Entre os benefícios pretendidos pelos bancários está também a criação de um plano de cargos e salários em todos as instituições.

Compõem também a pauta os seguintes temas: garantia de emprego; fim do assédio moral e das metas consideradas abusivas; isonomia de direitos entre novos e antigos bem como com afastados e licenciados; defesa do fortalecimento dos bancos públicos; redução dos juros e tarifas e ampliação do crédito produtivo.

continua após a publicidade