Integrantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana promoveram ontem, na Boca Maldita, centro da capital, o lançamento da campanha salarial 2004 da categoria. Atores também realizaram encenações representando a repressão dos banqueiros sobre os bancários.
Segundo o membro da diretoria geral do sindicato, Jorge Ferreira, a entidade está pedindo um reajuste salarial de 25% a todos os bancários em atividade no Paraná. Atualmente, o piso salarial da categoria é de cerca de R$ 700.
“Hoje, o Estado possui 20 mil bancários, dos quais 12 mil estão em Curitiba”, revela Jorge. “Na última quinta-feira, o sindicato realizou a entrega da minuta com a percentagem de reajuste à Fenaban (Federação Nacional dos Bancários), em São Paulo. Agora, com o lançamento oficial da campanha salarial, vai lutar para que o reajuste seja concedido a todos.”
A partir das próximas semanas, representantes do sindicato estarão em negociações com banqueiros de instituições financeiras paranaenses públicas e privadas. A intenção é que o reajuste seja incorporado aos salários dos bancários no próximo mês de setembro, data-base da categoria.
Também durante o lançamento da campanha, o sindicato fez um apelo aos bancos para que reduzam o número de demissões e dêem seguridade de emprego a seus funcionários. De acordo com Jorge Ferreira, desde o início deste ano, cerca de 1,3 mil bancários foram demitidos em todo Brasil.