O presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, disse que acredita que a economia está em uma tendência de fortalecimento, mas acrescentou que será necessário uma expansão mais consistente dos postos de trabalho para atrair mais trabalhadores para a força de trabalho.
Rosengren, que tem poder de voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), afirmou que a economia terá de adicionar mais de 200 mil postos de trabalho por mês para impulsionar a taxa de participação dos trabalhadores, que caiu desde a crise financeira global. Ele estava respondendo a uma pergunta depois de um discurso feito na quarta-feira.
Rosengren, que tem sido um defensor do programa de compra de bônus do Fed, disse, mais cedo, em seus comentários no Clube Econômico de Minnesota que ele está disposto a ver as compras de bônus do Fed diminuírem no futuro sob a condição de que a economia continue a melhorar nos próximos meses. Segundo ele, na medida em que o Fed altera seus estímulos, os “ajustes podem ser para cima ou para baixo”, conforme for necessário.
Ele acrescentou que a inflação ficará abaixo da meta de 2% do Fed.
Embora o panorama econômico, em geral, esteja melhorando, Rosengren advertiu que alguns riscos permanecem e disse que a discussão “disfuncional” no Congresso sobre como elevar o teto da dívida deve pesar sobre a economia. As informações são da Dow Jones.