A Austrália apresentou um surpreendente déficit comercial em abril, o primeiro em nove meses, na esteira de uma forte retração em itens importantes de sua pauta de exportações, como o carvão, e de uma baixa nos preços do minério de ferro. A balança comercial de bens e serviços, ajustada à sazonalidade, mergulhou num déficit de 91 milhões de dólares australianos (US$ 72,827 milhões) em abril, de um superávit de 2,3 bilhões de dólares australianos (US$ 1,84 bilhão) em março, informou o Escritório Australiano de Estatísticas.

continua após a publicidade

A Austrália não registrava déficit comercial desde julho do ano passado, quando o resultado ficou negativo em 821 milhões de dólares australianos. O dado também ficou bem abaixo da expectativa dos analistas, que previam superávit de 1,7 bilhão de dólares australianos.

As exportações despencaram 11%, para 21,68 bilhões de dólares australianos, a maior queda mensal em quase 12 anos. O déficit só não foi maior porque as importações recuaram 2%, para 21,77 bilhões de dólares australianos. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade