A decisão do governo Federal em alterar de 13% para 43% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Importados (IPI) provocou uma corridas de consumidores até as concessionárias de veículos importados nos últimos dias.
Em Curitiba, revendas de marcas como a sul-coreana Ssangyong ou a japonesa Honda, dentre outras, perceberam um aumento de até 40% no movimento de pessoas interessadas em antecipar as compras antes dos novos preços começarem a ser praticados. O maior número de pessoas interessadas em fechar negócio também se traduziu em negócios concretizados. E como o mês de agosto foi fraco, em algumas concessionárias as vendas registradas nos últimos dias já fizeram com que o valor comercializado em setembro superasse as vendas de agosto.
“Só no sábado efetuamos duas vendas. No mês passado, o total comercializado ficou em apenas 15 veículos, número que já foi superado”, conta o vendedor da Velcar Multimarcas, Elington Medeiros. A responsável pela concessionária Ssangyong, Elizângela de Assis, também confirma a reação do setor desde o anúncio do novo IPI sobre importados. “Já vendemos mais do que o total registrado em agosto”, avalia. Para Medeiros, a notícia do IPI se refletiu nas vendas de importados e nacionais. “O aumento no número de pessoas nas concessionárias também está ajudando as vendas dos nacionais”, garante.