Aumento de 3,3% a aposentados

Brasília – O reajuste de 3,3% dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo, só vai chegar ao bolso dos beneficiários em maio, quando o pagamento será efetivado. O índice, publicado ontem no Diário Oficial, desagradou os cerca de 8,1 milhões de segurados incluídos na medida. Eles queriam reajuste de 8,57%.

Pela legislação do País, aposentadorias e pensões superiores ao salário mínimo devem ser reajustadas anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A última variável do indexador foi publicada ontem e fechou março em 0,44%. Com isso, o índice encerrou o período de abril de 2006 a março deste ano em 3,3%. Isso representa apenas a correção da inflação do período e não contempla nenhum porcentual de aumento real.

Representantes do Sindicato dos Aposentados se encontram hoje com o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho. Eles vão negociar aumento real, mas já admitem que isso dificilmente será concedido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo