Aumenta procura por estágios no IEL

Com o início do ano letivo na maioria das faculdades paranaenses, cresce a procura por estágio. O IEL Estágio do Paraná (Instituto Euvaldo Lodi) registrou um aumento de 180% no número de cadastro de novos estudantes entre o fim de janeiro e início de fevereiro, comparado ao último trimestre de 2006. ?O aumento da procura dos estudantes por estágios coincide com a ampliação de vagas das empresas, já que a maior parte delas prefere retomar os seus programas de estágio nesta época e acompanhar o estudante durante todo o período do ano letivo?, explica a coordenadora de relacionamento de mercado do IEL Estágio, Emmanuele Spaine.

Emmanuele calcula que, somente em fevereiro, deverão ser cadastrados mais de 2.000 novos currículos. A meta do IEL é ofertar no mês 855 vagas em todo o Estado, sendo 690 em Curitiba.

A Alusur, empresa de fundição de alumínio de São José dos Pinhais, começou o ano com a contratação de duas estagiárias de administração para as áreas de logística e recepção. ?Essa é uma época de renovação, pois vários estagiários se formam?, afirma o coordenador de Recursos Humanos da empresa, Marcelo Dorigo, ressaltando que, em um ano, três estagiários foram efetivados.

É exatamente a possibilidade de efetivação que motiva os universitários a se cadastrarem no IEL. Luiza Carneiro Corrêa, estudante do 7.º período de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nunca estagiou, mas conhece amigos que já foram contratados após o término do estágio. ?Gostaria de começar o ano estagiando e, quem sabe, ser efetivada?, diz.

O estudante do primeiro período de Administração das Faculdades Camões, Daril Xavier de Souza, mal começou a estudar e já procurou o IEL para fazer seu cadastro. Daril já trabalha em uma empresa como terceirizado, mas soube que ela tem convênio com o IEL e está à procura de estagiários de administração. ?Vim fazer meu cadastro já pensando na vaga específica?, conta.

?O estágio é uma ótima oportunidade tanto para os estudantes quanto para os empresários: os alunos vivenciam na prática o que aprendem na universidade e os empresários podem aproveitar o potencial dos jovens e descobrir novos talentos?, afirma Emmanuele.

Dorigo acredita que o estágio é uma forma de ?oxigenar? o quadro funcional das empresas. ?Trazemos pessoas de fora e damos oportunidade de experiência no mercado de trabalho. É uma dupla contribuição: o estudante amadurece profissionalmente e a empresa pode contar com o conhecimento técnico recém aprendido na universidade.?

Hoje, cerca de três mil empresas de todos os setores contam com os serviços de recrutamento e seleção de estudantes do IEL e mais de 160 instituições de ensino superior estão conveniadas. Em todo o Estado, são cerca de 60 mil estudantes cadastrados, sendo que 9 mil fizeram estágio em 2006. Os estudantes interessados devem fazer o cadastro no IEL através do site www.ielpr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9400.

Recrutamento e seleção

Empresas e estudantes do Paraná contam com seis unidades do IEL Estágio para recrutamento e seleção de estagiários: Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Maringá e Toledo. A descentralização das unidades permitiu melhor atendimento a empresários e estudantes do interior do Estado.

Desde 2005, o IEL Estágio do Paraná está reformulando sua política de trabalho para melhor atender a demanda das indústrias. Neste novo formato, os estudantes cadastrados passam por uma avaliação de perfil técnico acadêmico, comportamental, habilidades, potencialidades e áreas de interesse antes de ser encaminhados para preenchimento das vagas. Os estudantes são encaminhados de acordo com o perfil solicitado pelas empresas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo