EXPORTAÇÃO

Aumenta fila de caminhões rumo ao Porto de Paranaguá

O pico de congestionamento de caminhões rumo ao Porto de Paranaguá, no litoral do Estado, chegou a 31 quilômetros no início da noite desta terça-feira (1) na BR-277. Isso porque voltou a chover ao longo da tarde, frustrando a previsão inicial de que a fila fosse diminuir, conforme vinha ocorrendo de manhã, a ponto de passar dos 30 quilômetros, registrados na madrugada, para 25 quilômetros de congestionamento ao meio-dia.

Segundo informações da concessionária Ecovia, que administra este trecho da rodovia, a fila deverá reduzir nesta quarta-feira (2) mesmo que o tempo continue instável. A concessionária informa que o fluxo de caminhões, normalmente, é mais intenso entre domingo e terça-feira. Além disso, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá (Appa), mesmo operando em condições adversas o porto tem viabilizado um giro de 1,5 mil a 2 mil caminhões por dia. Cada caminhão transporta, em média, de 30 a 40 toneladas de grãos.

Durante a noite de segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou intervir e evitar a formação de fila no trecho da Serra do Mar, que é considerado perigoso, segurando os caminhões ainda na praça de pedágio.

Com a chuva constante durante toda a madrugada, não houve operação no corredor de exportação do porto nesse período, sem carregamento dos armazéns para os navios. Pela manhã, a chuva deu uma trégua e a operação foi retomada, sendo novamente interrompida no meio da tarde.

Segundo a Appa, os operadores trabalharam intensamente nesta terça para terminar as cargas de trigo e atracar outros dois navios de soja. Os armazéns do complexo portuário estão cheios de grãos de trigo e milho, atrasados na exportação.

“Para os próximos 15 dias teremos capacidade de exportar 900 mil toneladas de grãos de soja que estão esperando nos navios. Vai faltar soja para carregar”, prevê o diretor empresarial do Porto de Paranaguá, Lourenço Fregonese. Se as condições do tempo forem favoráveis, Fregonese calcula que são necessárias 48 horas para acabar com a fila de caminhões. No entanto, a previsão meteorológica é de chuva até sexta-feira (4).

Mesmo que a fila de caminhões diminua, até o mês de maio o Porto de Paranaguá pode ter congestionamentos esporádicos, com o aumento da comercialização, principalmente da soja, na faixa dos 20% aos 25%. “E depois, em maio, começa a exportação do açúcar”, lembra Fregonese.

Carregamento

Um dia de chuva, quando a carga não é transportada dos armazéns para os navios, significa que o porto deixa de embarcar de 50 mil a 70 mil toneladas de grãos. O Porto de Paranaguá consegue atender simultaneamente cinco navios. Com tempo bom, até 100 mil toneladas conseguem ser exportadas, com operação 24 horas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna