Auditores fiscais do Paraná cruzarão os braços

Os mais de mil auditores fiscais da Receita Estadual do Paraná prometem paralisar as atividades durante todo o dia de amanhã. A medida seria um alerta ao governo estadual, que, segundo o sindicato da categoria, não estaria atendendo a uma série de reivindicações reclamadas há mais de seis anos. Além das nove delegacias da Receita Estadual, também param de funcionar as agências e os postos de fiscalização em áreas de fronteira.

Os auditores afirmam que o salário da categoria estaria defasado diante dos índices de inflação dos últimos anos. De acordo com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o salário deveria incorporar um aumento de cerca de 53%, se considerado o IPCA nos últimos seis anos.

Em 2007, o governo do Estado confirmou que concedeu um reajuste de 7,09% aos auditores. Naquele ano, o IPCA fechou em alta de 4,46%. Porém, para esse ano, a categoria teve um reajuste de 5%, abaixo da inflação constatada pelo IPCA, que acumula de janeiro a novembro alta de 5,61%. Nos últimos 12 meses, o índice alcançou 6,39%.

Segundo o vice presidente do Sindafep, João Marcos de Souza, não haverá prejuízo à população durante o período de paralisação porque a maior parte dos serviços executados pela receita pode se solicitada pela internet.

Os auditores ainda cobram promoções não efetivadas desde 2002, reestruturação da carreira, equiparação salarial com outras carreiras típicas de Estado, atualização do valor da quota de produtividade e restauração da paridade para aposentados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo