Foto: Lucimar do Carmo/Tribuna |
Norberto: reivindicações não foram atendidas. continua após a publicidade |
A greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que começou no dia 2 de maio, pode finalmente chegar ao fim. Os servidores públicos realizam hoje assembléia nacional para decidir pela continuidade ou não do movimento grevista. Em plenária no início da semana, em Brasília, a Unafisco Sindical (sindicato que representa a categoria) fez o encaminhamento pela suspensão da greve e manutenção do estado de mobilização e da assembléia nacional permanente até que o Executivo abra, efetivamente, uma negociação com a categoria.
Em todo o Paraná são cerca de 500 auditores fiscais da Receita Federal na ativa, cerca de 250 deles na capital. De acordo com o presidente da Unafisco Sindical em Curitiba, Norberto Sampaio, as assembléias na capital acontecem às 10h, na inspetoria, e às 14h30 na delegacia sindical. Sampaio, que participou da plenária em Brasília, afirmou que a indicação é pela suspensão da greve, mas a categoria deve continuar mobilizada.
?Praticamente nenhuma das reivindicações foi atendida?, afirmou Norberto. Na última sexta-feira, o governo publicou a MP 302 – que trata, entre outros assuntos, da remuneração das carreiras de auditoria fiscal. Conforme a MP, os auditores terão reajuste salarial médio de 34%, vinculado ao aumento de arrecadação de R$ 358 bilhões (volume estimado para este ano) para R$ 362 bilhões. ?A questão é que este aumento depende do crescimento da economia, da inflação não ser alta e até de um possível aumento da carga tributária?, apontou Sampaio.