O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final, organizado pelo HSBC, caiu para 47,7 em novembro em comparação aos 51,0 de outubro, informou nesta quinta-feira o HSBC Holdings PLC.

continua após a publicidade

O PMI demonstra o nível da atividade industrial. A queda do indicador pode intensificar as preocupações de que o crescimento está mais fraco na segunda maior economia do mundo. Uma leitura abaixo de 50 indica contração no mês anterior, enquanto que uma leitura acima de 50 demonstra expansão.

O indicador final ficou abaixo de 48,0, como apontado em relatório preliminar do HSBC para o PMI, apresentado em 23 de novembro. O índice preliminar baseia-se em 85% a 90% das respostas para o levantamento feito pelo HSBC.

continua após a publicidade

“A pontuação final do PMI de novembro demonstra acentuada deterioração das condições de negócios no setor de manufatura da China”, disse em comunicado o economista chefe do HSBC para a China, Hongbin Qu. “Combinado com o alívio mais rápido que o esperado da inflação, isso demonstra que o crescimento está definido para superar a inflação, que tem preocupado o governo chinês.” As informações são da Dow Jones.