A atividade econômica no Brasil registrou alta de 0,3% em setembro ante agosto, já descontadas as influências sazonais, segundo informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Em relação a setembro do ano passado, houve alta de 5,9%. Com o resultado, a projeção da Serasa Experian para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre é de estabilidade em relação ao trimestre anterior.
“A variação nula da atividade econômica ao longo do terceiro trimestre confirmou o processo de desaceleração do ritmo de crescimento após o forte avanço registrado durante o primeiro trimestre do ano (alta de 2,7% frente ao quarto trimestre de 2009)”, registraram os técnicos da empresa no documento de divulgação da pesquisa, referente ao Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).
Para os economistas responsáveis, o ritmo de crescimento econômico diminuiu ao longo do terceiro trimestre por conta da atividade industrial mais deprimida. “Houve também uma contribuição negativa do setor externo, tendo em vista uma expansão mais intensa das importações em detrimento das exportações brasileiras.” Este movimento, de acordo com a Serasa Experian, está ligado à valorização do real ante o dólar.
No quarto trimestre, os técnicos esperam uma retomada da atividade econômica, por conta de fatores como o “fim do processo de ajustamento de estoques no setor industrial, as condições de crédito e de consumo favoráveis, o avanço da massa real de rendimentos, a reversão – ainda que parcial – da valorização cambial e os gastos públicos mais elevados.”