Puxado por queda na indústria, o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) recuou 0,6% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2013, divulgou nesta quinta-feira, 16, a empresa. Foi a quinta queda interanual consecutiva. Em relação a julho deste ano, contudo, o indicador avançou 0,2% na série com ajuste sazonal. Com o resultado, a atividade econômica desacelerou para expansão de 0,3% no acumulado do ano até agosto, ante alta de 0,4% até julho.

continua após a publicidade

Na variação anual, a indústria puxou o resultado negativo do indicador ao registrar recuo de 3,3%. Ainda pelo lado da oferta agregada, o setor de agropecuária e serviços influenciaram positivamente a atividade econômica, ao registrar avanço de 0,9% cada um. Já do lado da demanda agregada, a formação bruta de capital foi a que mais influenciou negativamente, ao cair 12,5%, seguida por importações (-4%), exportações (-1,8%) e consumo das famílias (-0,2%). Apenas o consumo do governo teve alta (0,9%).

Economistas da Serasa Experian avaliaram, em nota, que o fraco desempenho da atividade econômica em agosto é decorrente de um quadro conjuntural adverso, “que vem prevalecendo já há alguns meses sobre a economia brasileira”, caracterizado por taxa de juros elevadas, inflação superior ao limite da meta, reduzido grau de confiança de empresários e consumidores e desaceleração do crescimento mundial.

continua após a publicidade