economia

Atividade da indústria paulista avança 0,6% em abril ante março, diz Fiesp

A atividade da indústria paulista avançou 0,6% em abril ante março, revela o Indicador de Nível de Atividade (INA), divulgado nesta quinta-feira, 30, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com ajuste sazonal. A principal influência para o aumento do INA veio da variável de vendas reais (0,9%) e das horas trabalhadas pela produção (0,1%).

Na série sem ajuste, o INA cresceu 4,7% ante março. Ante abril de 2018, houve alta de 1,1%. Até abril, o indicador apresenta avanço de 0,6% no acumulado do ano e queda de 0,4% em 12 meses.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) recuou 0,5 ponto porcentual entre março e abril, para 75,7%.

O segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz, aponta que o ritmo lento da indústria paulista é reflexo das incertezas em torno do avanço da agenda de reformas do governo.

“A aprovação da reforma da Previdência, seguida da Tributária, é fundamental para o aquecimento da economia e da retomada da atividade da indústria, e nós acreditamos que elas vão acontecer”, explicou Roriz em nota. “Mas, independentemente desses avanços, é preciso que sejam tomadas ações de curto prazo que façam a economia girar. Nossa visão para o segundo semestre é de otimismo, com a economia obtendo um desempenho melhor nesse período”, complementou.

Sensor

A Pesquisa Sensor de maio ficou em 47,9 pontos, abaixo do nível de 50 pontos pela primeira vez no ano. Houve queda de 2,7 pontos em relação a abril, com ajuste sazonal.

A Fiesp esclarece que leituras abaixo de 50 pontos indicam retração da atividade industrial no mês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo