Começa neste sábado (16) o acréscimo do dígito 3 nos telefones da BRT nas regiões Norte (DDD 43) e Noroeste (DDD 44) do Paraná. Até o final de 2005 todos os números de telefones do Brasil terão oito algarismos. O acréscimo do dígito 3 à frente do número atual foi determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vai adequar as redes de telecomunicações das operadoras ao Plano Nacional de Numeração.

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No Paraná, o processo de adaptação dos telefones da Brasil Telecom ao Plano Nacional de Numeração foi dividido em quatro etapas. A primeira delas ocorreu em 12 de março e abrangeu os telefones das regiões dos Campos Gerais (DDD 42) e Sudoeste (DDD 46).

Na segunda etapa, a partir deste sábado (16), ganham o oitavo dígito os telefones da Brasil Telecom nas regiões Norte (DDD 43) e Noroeste (DDD 44) do Estado. Exemplos: Cambé, Jacarezinho, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão e Cianorte. As cidades de Londrina e Tamarana são atendidas por outra operadora e já estão no formato de oito algarismos.

Os trabalhos envolvem a adaptação de 781 centrais telefônicas, responsáveis pelo atendimento de 2.515 localidades no Paraná e 2,57 milhões de telefones. Com a entrada em vigor dos oito algarismos, o número de um telefone que hoje é 390-6014 passa a ser 3390-6014.

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Cidades da região Oeste (DDD 45), tais como Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon passam a ter oito dígitos em 23 de abril. Na última etapa, em 14 de maio, ganham o dígito 3 à frente do número atual os telefones da Brasil Telecom em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (DDD 41).

Bastante simples, o processo de adaptação aos oito dígitos pede alguns cuidados dos clientes. A Brasil Telecom recomenda que sejam revisadas as programações de aparelhos de fax, serviços inteligentes (tais como Discagem Abreviada, Serviços de Transferência, Fale.com, Secretária Eletrônica Virtual), serviços de alarmes e de número de provedor de acesso à internet (para acesso discado).

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Outro ponto importante é a atualização das agendas, inclusive a do celular, acrescentando o dígito 3 à frente do número atual. E as empresas que possuem equipamentos do tipo PABX, PBX, KS deverão consultar os responsáveis pela manutenção destes equipamentos para realizar eventuais reprogramações.

Em caso de dúvidas, o cliente deve ligar para a central de relacionamento da Brasil Telecom (0800 641 1414) ou acessar o site www.brasiltelecom.com.br. Clientes que originarem chamadas em Londrina ou Tamarana também podem tirar dúvidas pelo 0800 641 1414 ou no site da empresa.

Mais prazo para créditos em celular

São Paulo (AE) – A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados aprovou anteontem parecer sobre o projeto de lei n.º 7.415/02, de autoria do deputado Pompeo de Matos (PDT-RS), que proíbe as operadoras de telefonia móvel de determinar limite de tempo para utilização de créditos ativados dos celulares pré-pagos. O deputado Celso Russomano (PP-SP), relator do parecer, propôs o prazo mínimo de um ano para a validade dos créditos.

Caso o projeto seja aprovado, as operadoras terão de se adequar, pois o sistema proposto diverge daquele atualmente regulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Hoje, pelas regras da agência, a durabilidade dos créditos depende dos valores contratados, com prazo mínimo para uso de um mês.

A Vivo, maior operadora móvel do País, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá comentar a decisão. A empresa afirma que segue as regras determinadas pelo órgão regulador do setor.

Ao projeto de lei 7.415/02, cujo substitutivo segue agora para apreciação da Comissão de Tecnologia da Câmara, foram anexados outros dois projetos de lei a respeito do mesmo assunto que já tramitavam na Câmara – o de n.º 4.441/04, da deputada Teté Bezerra (PMDB-MT), e o 4.182/04, apresentado pelo deputado Carlos Nader (PL-RJ).