Um ataque de militantes a dois portos que escoam petróleo na Líbia comprometeu quase metade da produção da commodity no país, informou hoje o presidente da petrolífera estatal líbia National Oil Corp. (NOC), Mustafa Sanallah.

continua após a publicidade

Sanallah, que falou ao chegar a Viena para uma reunião de cúpula da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de outros dez grandes produtores, disse que a ofensiva lançada por grupos armados aos terminais de Es-Sider e Ras Lanuf interrompeu a produção de 400 mil barris por dia.

continua após a publicidade

Bombeiros não conseguiram apagar o incêndio causado pelo ataque porque os militantes bloquearam o acesso aos portos, relatou o chefe da NOC.

continua após a publicidade

As perdas de produção na Líbia vêm num momento em que a Opep lida com possíveis rupturas de oferta ligadas à retomada de sanções dos EUA contra o Irã e uma grave crise econômica na Venezuela.

Na reunião em Viena, marcada para sexta-feira (22), Opep e aliados vão discutir a possibilidade de ampliar sua produção, como foi defendido por Arábia Saudita e Rússia nas últimas semanas. Por um acordo que está em vigor desde o começo do ano passado, a Opep e dez países que não integram o cartel vêm reduzindo sua produção combinada em 1,8 milhão de barris por dia. Fonte: Dow Jones Newswires.