Ata do BC destaca possível risco de inflação

O Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou, na ata da reunião da semana passada divulgada hoje, que pode aumentar a probabilidade de que aumentos de preços localizados apresentem “riscos para a trajetória da inflação”. Os diretores do Banco Central entendem que essa possibilidade de aumento de riscos para a inflação existe “a se confirmar a perspectiva de intensificação das pressões da demanda doméstica”.

Para o Copom, esse quadro também eleva a possibilidade de que eventuais pressões localizadas nos preços, como no atacado, poderiam ser repassadas aos preços ao consumidor. “O Comitê avalia que a materialização desse repasse, bem como a generalização de pressões inicialmente localizadas sobre preços ao consumidor, segue dependendo de forma crítica das expectativas dos agentes econômicos para a inflação”, cita o documento.

Os diretores do Comitê observam também que a demanda interna elevada poderia exercer certa pressão sobre os preços de itens como os serviços. Diante desse quadro, o Copom afirma que continuará “monitorando com particular atenção o comportamento das expectativas de inflação”, que de acordo com a ata tiveram uma elevação em relação ao cenário observado desde sua última reunião. O último encontro do Copom, antes do realizado no fim de janeiro, ocorreu no início de dezembro de 2009.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo