Assinatura de telefone vai ficar 50% mais barata

A assinatura básica do telefone popular negociado pelo governo com as operadoras de telefonia fixa será 50% mais barata que o preço atual, que está próximo de R$ 40 com impostos. A informação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e foi dada durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado.

Costa disse que deverá acertar ainda hoje, em reunião com as teles fixas, os detalhes finais do serviço, que será voltado para a população com renda de até três salários mínimos, e estará disponível ainda neste ano.

Segundo o ministro, o telefone popular deverá permitir o acesso a todos os serviços disponíveis para os telefones fixos atuais, inclusive chamadas para celular e DDD. Ele não soube dizer, no entanto, se o serviço incluirá ou não alguma franquia de pulsos (ou minutos). Hoje a assinatura básica mensal permite que o usuário utilize 100 pulsos em ligações locais de telefone fixo para fixo.

?A previsão é atender a 35 milhões de pessoas que não têm telefone?, disse o ministro, ao informar que a identificação dos possíveis beneficiários do serviço deverá ser feita por meio de cadastros do próprio governo.

Costa lembrou que o número de telefones fixos em funcionamento no País está praticamente estagnado há quase cinco anos (em aproximadamente 40 milhões) e que a população acabou optando pelo serviço móvel, o que fez com que o número de celulares saltasse para 78,9 milhões.

Na avaliação de Costa, a disposição das empresas em negociar um serviço mais barato foi motivada pela necessidade de buscar novos mercados nas classes C, D e E. Ele disse que fará ainda um apelo aos governadores para que reduzam o ICMS cobrado sobre o novo serviço, o que pode reduzir ainda mais o custo do telefone popular.

TV digital

O sistema de TV digital deve ser implementado no País até 2006. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirma que até julho do ano que vem o sistema poderá ser implantando em quatro capitais. ?Estamos pensando inicialmente em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo