O jornal britânico ??Financial Times?? destacou em sua edição de ontem que a Argentina esta à beira de dar um novo calote. Dessa vez, no Banco Mundial. Para o jornal, as conseqüências do novo calote poderão ser severas. Caso não receba o pagamento pendente de US$ 805 milhões, o Banco Mundial deverá suspender as remessas dos programas acertados com o país.

??Este caso dificilmente terá salvação. Faltam dois dias para que a Argentina, um dos maiores mercados emergentes do mundo, passe a integrar a extensa lista do Banco Mundial dos países que suspenderam seus pagamentos??, diz o jornal.

De acordo com o jornal, o danoso para a Argentina é o fato de que uma ação como esta sepultaria a pouca credibilidade ainda mantida pela Argentina junto aos credores internacionais.

??A suspensão dos pagamentos junto a instituições multilaterais colocaria a Argentina ? até poucos anos, a menina dos olhos do Fundo Monetário Internacional ?junto com párias como Iraque, Somália e Zimbábue??, diz o jornal.

Embora possua mais de US$ 9 bilhões em reservas, a Argentina insiste em afirmar que só poderá efetuar os pagamentos caso obtenha um acordo para a rolagem de suas dívidas junto ao FMI. Esta rolagem permitiria que a Argentina garantisse seu equilíbrio até o final do próximo ano.

continua após a publicidade

continua após a publicidade