A Arcos Dorados, maior operadora de restaurantes da América Latina e maior franquia do McDonald’s do mundo, informou que faturou US$ 444,5 milhões no Brasil no terceiro trimestre, encerrado em 30 de setembro de 2013. O resultado foi estável em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a receita foi de US$ 444,7 milhões. Não considerando a variação cambial do real no período, o crescimento foi de 12,8%.
Com um estoque de 762 restaurantes até o final do trimestre, o mercado brasileiro representou 44% do faturamento total da companhia, que atua em 20 países da região.
Em toda a América Latina, a Arcos Dorados faturou US$ 1 bilhão no terceiro trimestre, com alta de 6,2% ante o faturamento de US$ 961,9 milhões registrado no mesmo período de 2012. Não considerando as variações cambiais das moedas locais dos países onde atua, o crescimento foi de 18,5%.
Os resultados para os primeiros nove meses do ano estão de acordo com as expectativas da Arcos Dorados, com destaque para a melhoria da eficiência das operações e inaugurações de 129 unidades (nos últimos 12 meses). Segundo a companhia, o ritmo de aberturas diminuirá no curto prazo e serão redobrados os esforços para ampliar a rentabilidade da rede.
A Arcos Dorados fechou o trimestre com 1.993 restaurantes, 2.157 dessert centers e 344 unidades de McCafé. O Ebitda ajustado da companhia foi de US$ 90,4 milhões, 8,1% superior aos US$ 83,6 milhões apurados no mesmo trimestre do ano anterior. Na região Sul, o McDonald’s abriu os primeiros restaurantes nas cidades de Gramado, Santa Cruz do Sul, Barra Velha, Erechim e Ponta Grossa e intensificou a presença nos mercados de Curitiba, Londrina, Novo Hamburgo e Pelotas. Hoje, está presente em todos os estados da região, com 108 unidades.
O lucro líquido do terceiro trimestre foi de US$ 19,6 milhões, superando os US$ 8,8 milhões apresentado no segundo trimestre de 2013. No mesmo trimestre de 2012, o lucro líquido foi de US$ 32,6 milhões.