O projeto de integração entre o porto e a cidade, desenvolvido pela gestão Eduardo Requião, à frente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), iniciou uma nova fase. Na última sexta-feira, o superintendente, acompanhado de seus assessores, conheceu o estudo realizado pela empresa Slomp e Busarello Arquitetos, que se baseia numa visão moderna e criativa dos espaços portuários. O objetivo do estudo é dar continuidade à modernização do porto e ao seu desenvolvimento, primando pelo fortalecimento da harmonia entre o terminal portuário e o município de Paranaguá.
Os estudos que buscam esta integração entre o porto e a cidade estão configurados no projeto para construção do Condomínio Parque Aduaneiro, uma iniciativa que compreende uma área de mais de 400 mil metros quadrados, distribuídos, num primeiro momento, em 17 lotes com 11 mil metros quadrados, em média, onde serão instalados empreendimentos ligados ao setor portuário. O condomínio, localizado a leste do cais comercial, irá, ainda, atender às intenções de desenvolvimento socioeconômico da autarquia em relação ao município. “Vamos desenvolver espaços que atendam às diretrizes empresariais, sociais, culturais, ambientais, urbanas e, até mesmo, esportivas da cidade”, comentou o superintendente da Appa.
Expansão
A idéia da autarquia é que o Condomínio Parque Aduaneiro tenha uma administração independente, subordinada à Administração Portuária. Com a aprovação da primeira fase do estudo, a autarquia parte para a realização de um anteprojeto mais detalhado, que apresentará, também, o plano de expansão numa área que deverá ser agregada à atual já existente. “Esta segunda área, de cerca de 300 mil metros quadrados, nos dará maior espaço para oferecimento de 17 novos lotes, que se somarão aos 17 disponibilizados no primeiro diagnóstico. Além disso, nosso projeto prevê a aquisição de áreas a agregar, um novo desenho da malha viária, enfim, um novo cenário, uma nova visão de como realmente o porto e a cidade devem se integrar. Vamos oferecer um novo modelo de ocupação portuária, ambientalmente correta, com uma forma de relação que busque qualidade de vida”, disse Requião.
A expansão a leste do Porto de Paranaguá, com a construção do Condomínio Parque Aduaneiro faz parte do projetos de expansão de áreas do superintendente. Além do novo loteamento, a autarquia conta com planos de crescimento em 820 metros a oeste (com o projeto Cais Oeste) e aquisição de áreas consideradas nobres na área retroportuária.