Aprovada venda de participação da GDF Suez para Mitsui

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o negócio pelo qual a GDF Suez vende participação de 20% na Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), para a japonesa Mitsui, por R$ 1,14 bilhão. A fatia de 20% é referente às ações emitidas e em circulação da ESBR Participações, detidas pela GDF Suez.

A transação foi baseada em um valor patrimonial de R$ 5,7 bilhões referente a 100% do projeto (2,2 bilhões de euros) em 31 de dezembro de 2012, segundo informou comunicado distribuído pela GDF Suez no exterior em meados de maio.

A aprovação do negócio está em despacho assinado pela Superintendência-Geral do Cade, publicado nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União. Segundo o Cade, “a operação proposta não gera preocupações concorrenciais, já que não resulta em relações horizontais ou integrações verticais entre as requerentes, pois representa meramente a entrada da Mitsui na estrutura societária da ESBR Participações. Dessa forma, a operação não terá qualquer efeito no mercado de geração de energia elétrica ou mesmo no mercado de geração de energia elétrica por usinas hidrelétricas”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna