São Paulo, 10 – A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) comemorou em nota divulgada nesta segunda-feira, 10, a decisão do governo chinês de aprovar a utilização da soja geneticamente modificada Intacta RR2 da Monsanto no Brasil. “Esta aprovação é importante para o produtor mato-grossense, pois queríamos adotar a nova tecnologia, mas não era possível sem a liberação do nosso principal mercado”, afirmou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, no comunicado.
A Monsanto havia firmado um acordo com a cadeia produtiva de lançar comercialmente a variedade transgênica de segunda geração somente depois do aval da China. “Se plantássemos sem a certeza de que a China aceitaria o produto, poderíamos sofrer um embargo e consequências gravíssimas para a agricultura de Mato Grosso”, explicou Fávaro.
Outras duas tecnologias, a CV127 e Liberty Link, também foram liberadas, de acordo com o anúncio feito na manhã desta segunda-feira pelo ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. A aprovação é resultado da visita de Andrade à China para o Foro China-América Latina e Caribe de ministros da Agricultura.