Foto: Fábio Alexandre/O Estado

Everton Muffato: presidente da Apras.

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Enquanto a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) projeta uma queda nominal de 2% nas vendas do setor este ano, o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Everton Muffato, estima que, no Paraná, o segmento feche o ano com crescimento de 1% em relação a 2005.

Segundo ele, esse ano o setor passa por uma ?crise atípica?. ?É bom para a economia geral, mas ruim para a formação de custos dos supermercados. Como os produtos têm registrado deflação, os supermercados vendem mais em volume, mas faturam menos?, comenta Muffato. Só agora, no último trimestre, o quadro começa a se reverter. ?Em setembro, houve uma pequena recuperação, mas esperamos que, com a sazonalidade do final do ano, as vendas melhorem.?

No grupo Super Muffato, que conta com 21 lojas em 10 municípios paranaenses, as perspectivas para o ano superam a média. Com a reforma e transformação de cinco supermercados em hipermercados, o grupo espera fechar o ano com alta de 15% no faturamento, totalizando R$ 1 bilhão. No primeiro trimestre de 2007, será aberta uma nova loja em Londrina.

Paranização

Ontem, no Cietep, indústrias regionais tiveram oportunidade de negociar diretamente com os compradores dos grupos Super Muffato e Pão de Açúcar, durante o III Balcão de Negócios Regionais – promovido pela Associação Paranaense dos Fornecedores de Supermercados (Assosuper). Segundo o presidente da Assosuper, Celso Gusso, apenas 30% dos produtos da cesta básica vendidos nos supermercados são produzidos no estado. ?Nesse contato direto com as redes, detectamos a falta de produtos que o Paraná não produz, o que abre oportunidade para instalação de novas indústrias.?

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