A Apple deve lançar hoje seu esperado aparelho “tablet”, às 16 horas (de Brasília), que promete revolucionar o setor de mídia. O novo produto pode custar até US$ 1 mil, segundo cálculos feitos por analistas com base nos custos dos componentes. Algumas estimativas, porém, indicam que o valor pode ficar em torno de US$ 600, entre o preço do caro iPod Touch e o mais barato MacBook Computer.

continua após a publicidade

“Eu esperaria ver algo muito excitante, mas, como o primeiro iPhone, não para todos”, afirmou Mitchell Kapor, investidor e executivo da indústria de computadores. O novo aparelho, que terá tela de 10 polegadas sensível ao toque, poderá ser manipulado de diversos modos, assim como o popular iPhone.

A tela maior vai fornecer mais espaço para utilização de softwares como os disponibilizados atualmente no iPhone – incluindo jogos, navegação e serviços de redes sociais. Ao mesmo tempo, vai permitir que os usuários tenham, de um modo inovador, acesso à mídia tradicional, o que inclui livros, jornais, filmes e televisão.

A ideia de um computador pequeno o suficiente para caber no bolso não é nova no Vale do Silício. A própria Apple tentou introduzir um pequeno aparelho chamado Newton na década de 1990, mas o projeto fracassou.

continua após a publicidade

Ainda há vários obstáculos para o Apple tablet, entre eles o custo, o tempo de vida da bateria e a concorrência de laptops e aparelhos menores, como o iPod, que também é da Apple, e o leitor Kindle, da Amazon.com. As informações são da Dow Jones.